domingo, 7 de junho de 2015

Como Nasceu a Academia Araruamense de Letras.

Os primeiros passos…

Por Jorge Costa – O Rescator

E tudo começou em um programa de rádio!

Programa Fala Professor Rádio 560 AM costa do Sol
Estúdio da Rádio 560 AM Costa do Sol
Programa Fala Professor
É isso mesmo, a AARALETRAS – Academia Araruamense de Letras começou no Programa “Fala Professor” comandado magistralmente pelo professor Ubiratan Ramos através das ondas da “Rádio Costa do Sol 560” (o programa “Fala Professor” vai ao ar todas as terças-feiras às 11:00h da manhã na Rádio Costa do Sol na frequência de 560 kHz - AM).
Ubiratan
Ubiratan Ramos


A Ideia.


Não se pode negar que a ideia e além da ideia o sonho foi do professor, apresentador, poeta e cronista Ubiratan Ramos um dos baluartes da cultura e da educação da Cidade de Araruama. Ubiratan é aquele tipo de homem que se tem prazer e alegria em ter ao lado: alegre, inteligente, divertido e um religioso fervoroso.
Em seu programa começou a falar de ter um um sonho, o sonho de um dia ver em Araruama uma academia de letras, artes e ciências.

Os Primeiros Líderes.

 
Secretário de Cultura Moacir Gomes
Moacir Gomes
Nesta época o programa “Fala Professor” na Rádio 560 AM Costa do Sol era um pouco diferente; capitaneado por Ubiratan Ramos, contava também com a presença no estúdio de outros participantes, dentre eles o Secretário de Cultura de Araruama Moacir Gomes. E o sonho saído do coração do professor Ubiratan tocou o coração de Moacir Gomes que contatou o Presidente do Conselho Municipal de Cultura Renato Magalhães. Assim sendo os três articularam o que viria a ser a primeira reunião da sociedade civil araruamense para a formação da Academia Araruamense de Letras.

Renato Magalhães
Renato Magalhães

A data foi marcada para o dia 17 de fevereiro de 2015.
A notícia da reunião foi amplamente divulgada em rádios, jornais locais e da Região dos Lagos, em vários portais de notícias nacionais como por exemplo o Portal G1 das Organizações Globo e em todas as redes sociais notadamente no Facebook.
E em continuidade aos primeiros sonhos e os primeiros passos ocorreu a primeira reunião que seria mais tarde chamada de “Assembleia Plenária da Academia Araruamense de Letras”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A AARALETRAS Agradece seu comentário.